Arquivo do Autor

Projeto Pioneiros é lançado em Picos e incentiva estudantes a desenvolver soluções para os desafios do saneamento

Postado por [email protected] em 25/jun/2026 -

Alunos do IFPI Picos

A Águas do Piauí realizou, nesta quarta-feira (24), o lançamento do Projeto Pioneiros no Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Picos. A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Aegea, reúne estudantes do ensino médio da rede pública para uma jornada de aprendizado, inovação e protagonismo, incentivando a criação de soluções para desafios reais relacionados ao saneamento básico e à sustentabilidade.

O evento contou com a presença de colaboradores da Águas do Piauí, representantes da 9ª Gerência Regional de Educação (GRE), diretores e professores das escolas participantes, além da gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Bia Rodrigues. Nesta primeira edição em Picos, 33 estudantes do IFPI e do CETI Professora Teresinha Nunes participarão do programa.

Lucas Marques

Ao longo dos próximos meses, os alunos terão acesso a mentorias com profissionais da concessionária, visitas técnicas, atividades práticas e oficinas voltadas ao desenvolvimento de projetos inovadores que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde vivem.

Para a gerente de Responsabilidade Social da Águas do Piauí, Bia Rodrigues, o programa representa uma oportunidade de despertar o potencial dos jovens e aproximá-los dos desafios do saneamento. “O Pioneiros mostra aos estudantes que eles podem ser protagonistas das transformações em suas comunidades. Queremos estimular a criatividade, o pensamento inovador e o compromisso social, oferecendo conhecimento e acompanhamento para que eles desenvolvam soluções que façam a diferença na vida das pessoas”, destacou.

Bia Rodrigues

O gerente executivo da Regional Semiárido Norte, Lucas Marques, ressaltou que o projeto reforça o compromisso da concessionária com o desenvolvimento social dos municípios onde atua. “Além dos investimentos em infraestrutura e saneamento, acreditamos no investimento nas pessoas. O Projeto Pioneiros incentiva o protagonismo juvenil, aproxima os estudantes da realidade do saneamento e demonstra que boas ideias podem gerar impactos positivos para toda a comunidade”, afirmou.

Alunos do CETI Teresinha Nunes

O diretor do IFPI Campus Picos, Lourenilson Leal, destacou a capacidade dos estudantes e demonstrou confiança no desempenho da equipe picoense. “Conhecemos o potencial dos nossos alunos e sabemos da capacidade que eles têm de desenvolver grandes projetos. Tenho certeza de que eles vão abraçar essa oportunidade e trabalhar para representar muito bem nossa cidade. Quem sabe o próximo grande projeto vencedor do Pioneiros não sai de Picos? Vamos trabalhar para trazer esse prêmio para cá”, enfatizou.

Inscritos receberam kit com mochilas, garrafas, caderneta e outros itens

A expectativa também é grande entre os estudantes selecionados. Para as alunas Alice e Laura Moura Bezerra, que são irmãs gêmeas e estudam no CETI Teresinha Nunes, participar do programa representa a oportunidade de aprender na prática e contribuir com melhorias para a cidade. “Estamos muito animadas para participar. É uma oportunidade de aprender coisas novas e pensar em soluções que realmente possam ajudar a nossa comunidade, tanto no abastecimento, quando no cuidado com o meio ambiente.”

Já Pedro Lucas, aluno do IFPI, acredita que a experiência vai além da formação acadêmica. “Tenho expectativa de crescer como estudante e também como cidadão. É muito gratificante saber que podemos criar ideias que contribuam para resolver problemas do dia a dia relacionados ao saneamento. Esse programa nos coloca como protagonistas de ideias e inovações para o amanhã”.

Evento marca o lançamento oficial do programa Pioneiros na regional Semiárido Norte

Criado pelo Instituto Aegea, o Projeto Pioneiros já revelou iniciativas reconhecidas nacional e internacionalmente, aproximando jovens do universo da inovação, da ciência e da sustentabilidade. Em Picos, o programa chega com o objetivo de formar uma nova geração de estudantes comprometidos com o desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais e sociais, fortalecendo a cultura da inovação e o protagonismo juvenil.

Águas do Piauí amplia modernização do sistema de abastecimento de Picos

Postado por [email protected] em 24/jun/2026 -

A Águas do Piauí dará continuidade ao plano de modernização dos sistemas de abastecimento de água em Picos com a instalação de inversores de frequência em mais dois poços da cidade. As melhorias serão executadas nos dias 26 e 30 de junho e fazem parte do Plano de Manutenção da concessionária, que tem como objetivo aumentar a eficiência operacional e garantir a melhoria da continuidade no abastecimento.

Na sexta-feira (26), as equipes de Eletromecânica realizarão a substituição do sistema de partida direta por um inversor de frequência no poço do bairro Macambira. Para a execução do serviço, será necessário interromper temporariamente o abastecimento no bairro, das 9h às 17h.

Já na terça-feira (30), será a vez do poço que atende os bairros Conduru, Cohab, Paraibinha, Parque de Exposição, Junco e Jardim Natal. A intervenção prevê a substituição do sistema de acionamento existente pelo inversor de frequência, com interrupção temporária do abastecimento entre 9h e 18h.

Após a conclusão dos serviços, o abastecimento será retomado de forma gradativa. A concessionária orienta os moradores a reservarem água antecipadamente e utilizarem o recurso de forma consciente durante os períodos das intervenções.

Os inversores de frequência são equipamentos mais modernos que permitem controlar o funcionamento dos motores dos bombeadores de forma mais precisa, reduzindo o desgaste dos componentes elétricos, evitando oscilações, diminuindo a ocorrência de falhas e aumentando a vida útil dos equipamentos. Como resultado, o sistema passa a operar com mais estabilidade, eficiência e segurança.

Segundo o coordenador de Operações e Serviços da Águas do Piauí, Anderson Lima, esta é mais uma etapa do processo de modernização iniciado pela concessionária. “Na última semana já instalamos esse mesmo equipamento em outro poço de Picos e os resultados foram positivos para a operação. Agora estamos ampliando esse investimento para mais dois sistemas importantes da cidade. O objetivo é tornar o abastecimento cada vez mais seguro, eficiente e confiável para a população, reduzindo paradas e aumentando a continuidade operacional”, destaca.

Águas do Piauí realiza melhoria e coloca poço em operação na cidade de Oeiras

Postado por [email protected] em 23/jun/2026 -

A Águas do Piauí realizou nesta segunda-feira (22), a substituição do conjunto motobomba do poço que atende o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alina Nunes e reforça o abastecimento de uma parte do bairro Alto do Canela I, em Oeiras. A intervenção foi realizada pelas equipes de Eletromecânica da concessionária após identificação de desgaste mecânico do equipamento, ocasionando baixa produção de água e, consequentemente, irregularidade no abastecimento nas partes mais altas do referido bairro.

Durante o período em que o poço permaneceu inoperante, a Águas do Piauí adotou medidas emergenciais para minimizar os impactos à população, realizando o abastecimento por meio de caminhão-pipa até a conclusão do serviço. Com a instalação do novo conjunto motobomba, o poço voltou a operar normalmente no fim da tarde desta segunda-feira, retomando gradativamente o abastecimento da região atendida. O sistema possui vazão aproximada de 10 mil litros de água por hora, contribuindo para o fornecimento de água ao CMEI Alina Nunes e aos moradores de parte do bairro Alto do Canela I.

Segundo o supervisor de Operação e Serviços da Sub-base Oeiras, Francisco Rosa, a atuação rápida das equipes permitiu restabelecer o funcionamento do sistema em poucas horas. “Assim que identificamos a queima do bombeador, nossas equipes iniciaram os procedimentos para substituir o conjunto motobomba e restabelecer o funcionamento do poço o mais rápido possível, tendo em vista que é um poço com vazão de aproximadamente 10 mil litros de água por hora, ou seja, é de grande importância para a região em que ele atende. Com a conclusão da manutenção, o sistema voltou a operar normalmente e o abastecimento está sendo retomado de forma gradativa”, destacou.

Jacobina do Piauí recebe nesta terça (23), mutirão da Tarifa Social com desconto de 50% na conta de água

Postado por [email protected] em 22/jun/2026 -

A Águas do Piauí realiza amanhã (23), um mutirão de atendimento para cadastro na Tarifa Social no município de Jacobina do Piauí. A ação acontecerá das 9h às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Vereador João Almeida, centro, com o objetivo de ampliar o acesso da população ao benefício que concede 50% de desconto na conta de água para famílias de baixa renda que atendam aos critérios do programa.

Durante o mutirão, os moradores poderão realizar o cadastro na Tarifa Social, atualizar informações cadastrais e esclarecer dúvidas sobre o benefício e outros serviços da concessionária. Podem solicitar a inclusão no programa famílias com consumo residencial de até 15 metros cúbicos por mês e que se enquadrem nos demais requisitos estabelecidos.

Para o atendimento, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) e um documento que comprove a titularidade da ligação de água. Segundo a supervisora de Responsabilidade Social da Águas do Piauí, Estefany Sabino, levar esse atendimento diretamente aos municípios facilita o acesso da população aos benefícios oferecidos pela concessionária.

“Nosso objetivo é aproximar os serviços da comunidade e garantir que mais famílias possam acessar a Tarifa Social. Os mutirões facilitam o atendimento, orientam os moradores e contribuem para que quem tem direito ao benefício consiga reduzir o valor da conta de água de forma simples e acessível”, destaca.

A iniciativa integra o calendário de ações itinerantes da Águas do Piauí e reforça o compromisso da concessionária com a inclusão social, a ampliação do acesso aos benefícios tarifários e a aproximação com as comunidades atendidas.

Novo Oriente receberá nesta sexta (19), mutirão da Tarifa Social e população pode obter desconto de 50% na fatura de água

Postado por [email protected] em 18/jun/2026 -

A Águas do Piauí promoverá nesta sexta-feira, dia 19, um mutirão de atendimento para cadastro na Tarifa Social, na cidade de Novo Oriente do Piauí. A ação acontecerá das 8h às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e tem como objetivo ampliar o acesso da população ao benefício do desconto de 50% na conta de água para famílias que integram os programas sociais do Governo Federal.

Durante o mutirão, os moradores poderão solicitar a inclusão no cadastro do Tarifa Social, atualizar informações cadastrais e esclarecer dúvidas sobre os critérios para participação no programa. A iniciativa busca levar os serviços da concessionária diretamente à população.

De acordo com Estefany Sabino, supervisora de Responsabilidade Social da Águas do Piauí, para solicitar o benefício, os interessados devem apresentar RG e CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) e documento que comprove a titularidade da ligação de água.

A Tarifa Social é um programa que integra as ações da Águas do Piauí dedicadas à inclusão social e à ampliação do acesso aos serviços de saneamento.

Águas do Piauí moderniza sistema de abastecimento com instalação de novo equipamento em Picos

Postado por [email protected] em 18/jun/2026 -

A Águas do Piauí vai realizar nesta quinta-feira (18), uma melhoria importante no sistema de abastecimento de água de Picos. A intervenção consiste na instalação de um aparelho chamado “inversor de frequência”, responsável pelo acionamento de um dos poços que abastece a cidade. O novo equipamento é mais moderno e permitirá maior controle e eficiência no funcionamento do poço localizado no bairro Conduru. Para a execução do serviço, será necessário interromper temporariamente o funcionamento do poço, o que poderá afetar o abastecimento nos bairros Conduru, Cohab, Paraibinha, Parque de Exposição, Junco, Jardim Natal e Jardim das Oliveiras.

Segundo o coordenador de Operações e Serviços da Águas do Piauí, Anderson Lima, a substituição do equipamento representa um avanço importante para a funcionalidade do sistema. “É uma melhoria que acontece de forma preventiva, onde teremos um controle mais preciso da operação do poço mencionado, reduzindo desgastes nos componentes elétricos, proporcionando mais estabilidade, evitando oscilações e consequentemente, impactando positivamente no abastecimento”, explica.

A manutenção será realizada ao longo da quinta-feira, com previsão de conclusão até às 18h. Após a finalização dos trabalhos, o sistema será religado e o abastecimento retornará gradativamente. A Águas do Piauí orienta os moradores dos bairros citados a reservarem água antecipadamente e utilizarem o recurso de forma consciente durante o período da intervenção, priorizando atividades essenciais.

Valença do Piauí recebe evento de encerramento das ações da Semana do Meio Ambiente da Águas do Piauí

Postado por [email protected] em 17/jun/2026 -

Neste mês de junho, a Águas do Piauí tem realizado uma série de ações de educação ambiental voltadas ao uso consciente da água e à preservação do meio ambiente. A programação inclui palestras educativas, atividades lúdicas e experiências práticas em escolas e espaços comunitários. As ações já passaram pelos municípios de Dom Expedito Lopes, Padre Marcos, Picos, Itainópolis, Isaías Coelho, Cajazeiras do Piauí e Paulistana. O encerramento da agenda será realizado nesta quarta-feira (17), em Valença do Piauí, na Unidade Escolar Joaquim Manoel, localizada na Av. Joaquim Manoel, 1477, a partir das 14h.

Durante as atividades, estudantes, educadores e comunidade conhecem o ciclo da água, a importância do saneamento básico para a saúde pública, a preservação dos recursos hídricos e o consumo consciente. Um dos destaques é o experimento do filtro, que permite compreender, de forma simples e interativa, algumas das etapas do tratamento da água.

As equipes também compartilharam informações sobre o tratamento e a distribuição da água, contribuindo para que a população compreenda melhor os processos envolvidos desde a captação até a chegada da água às residências. “Levar informação para escolas e comunidades é uma forma de incentivar o uso consciente da água e fortalecer a preservação dos recursos naturais. Acreditamos que a transformação começa pelo conhecimento e pelo diálogo com a população”, destaca David Garib, coordenador de Responsabilidade Social da Águas do Piauí.

A programação reforça o compromisso da concessionária com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas.

Em Santa Rosa, Águas do Piauí executa melhorias operacionais e soluciona problema histórico de abastecimento

Postado por [email protected] em 16/jun/2026 -

A Águas do Piauí concluiu uma importante intervenção operacional no município de Santa Rosa, solucionando um problema histórico de falta de água que afetava moradores, principalmente em áreas mais elevadas da cidade. Desde o início da operação dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário no município, equipes técnicas da concessionária vêm realizando levantamentos e diagnósticos operacionais para identificar pontos críticos do sistema e executar melhorias voltadas à regularização do abastecimento.

Nas últimas semanas as equipes identificaram, na Rua Hidelbrando Pereira, uma rede geral com excelente nível de pressão. A partir do diagnóstico, foi executada uma obra de aproximadamente 80 metros de extensão de rede, além da interligação ao sistema já existente, permitindo o reforço do abastecimento da região.

De acordo com o Coordenador de Operações e Serviços da Águas do Piauí, Luís Muniz, a intervenção trouxe resultados imediatos para os moradores da área atendida. “Realizamos um estudo técnico detalhado para entender a origem do problema e identificamos uma solução operacional eficiente para a região. Com a implantação da nova extensão de rede e a interligação ao sistema existente, conseguimos solucionar um problema histórico de abastecimento e melhorar significativamente a pressão da água para os moradores”, destacou.

Com a conclusão da obra, a concessionária registra maior regularidade no fornecimento de água e melhoria na pressão da rede, proporcionando mais segurança operacional e qualidade no abastecimento para a população atendida. A Águas do Piauí reforça que segue executando melhorias estruturais e operacionais nos municípios atendidos, com foco na modernização dos sistemas, ampliação do acesso à água e redução das ocorrências de desabastecimento.

Águas do Piauí realiza parada emergencial para limpeza de reservatórios em Jaicós neste sábado (13)

Postado por [email protected] em 13/jun/2026 -

A Águas do Piauí realizará, neste sábado (13), uma parada emergencial no sistema de abastecimento de água de Jaicós para a limpeza de dois reservatórios que integram a estrutura operacional do município. A intervenção é essencial para assegurar a qualidade da água distribuída à população e a eficiência do sistema de abastecimento.

Os serviços terão início às 10h e devem ser concluídos até as 13h. Para a execução será necessária a suspensão temporária do fornecimento de água em todo o município durante o período da intervenção.

Segundo o coordenador de Operações e Serviços da Águas do Piauí, Anderson Lima, a limpeza do reservatório é uma etapa necessária para manter as condições adequadas de armazenamento e distribuição de água. “Esse serviço integra nossa rotina de manutenção e ajuda a garantir o bom funcionamento do abastecimento”, destaca.

Após a conclusão dos serviços, o retorno do abastecimento acontecerá de forma gradual, conforme a normalização operacional do sistema. A concessionária orienta que a população faça uso consciente da água armazenada até a completa regularização do fornecimento.

Águas do Piauí promove ações de educação ambiental durante o Mês do Meio Ambiente

Postado por [email protected] em 10/jun/2026 -

A Águas do Piauí realiza uma série de ações de educação ambiental em municípios do semiárido piauiense. A iniciativa reúne atividades voltadas ao uso consciente da água e à preservação dos recursos hídricos.

A programação inclui palestras educativas, atividades lúdicas e experiências práticas em escolas e espaços comunitários. As ações já passaram por municípios como Dom Expedito Lopes, Padre Marcos e Picos. Nesta quinta-feira (11), as atividades serão realizadas em Itainópolis e Isaías Coelho. Já na sexta-feira (12), a programação segue para Paulistana, levando orientações sobre o uso consciente da água e a preservação dos recursos hídricos.

Durante as atividades, estudantes, educadores e moradores têm acesso a informações sobre o ciclo da água, a importância do tratamento para a saúde pública, a preservação dos recursos hídricos e o consumo consciente. Um dos destaques é o experimento do filtro, que permite compreender, de forma simples e interativa, algumas das etapas do tratamento da água.

As equipes também compartilham informações sobre o tratamento e a distribuição da água, contribuindo para que a população compreenda melhor os processos envolvidos até a chegada da água às residências.

“Levar informação para escolas e comunidades é uma forma de incentivar o uso consciente da água e fortalecer a preservação dos recursos hídricos. Acreditamos que a transformação começa pelo conhecimento e pelo diálogo com a população”, destaca David Garib, coordenador de Responsabilidade Social da Águas do Piauí.

A programação integra as ações socioambientais desenvolvidas pela Águas do Piauí e reforça o compromisso da concessionária com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas.