Postado por [email protected] em 04/dez/2025 - Sem Comentários
Com 422 profissionais internalizados em novembro e previsão de mais 200 contratações em dezembro, a Águas do Piauí ultrapassa a marca de mil colaboradores e consolida a geração de emprego e renda em todas as regiões do estado, priorizando a contratação de mão de obra local e fortalecendo as comunidades onde atua.
Desde que assumiu a operação dos sistemas de água e esgoto no Piauí, a concessionária vem ampliando não apenas a infraestrutura de abastecimento, mas também seu impacto social por meio da criação de oportunidades de trabalho, da qualificação profissional e do desenvolvimento regional. As contratações estão reforçando áreas estratégicas como operação de sistemas, manutenção de redes, atendimento comercial e setores administrativos.
Atualmente, a Águas do Piauí conta com 1.014 colaboradores. A grande maioria é formada por piauienses, com 932 profissionais contratados no próprio estado. As admissões se concentram principalmente nas regiões onde a empresa vem ampliando e modernizando os sistemas de abastecimento, o que fortalece o vínculo com as comunidades locais e estimula o desenvolvimento econômico regional.
Para o diretor-executivo da Águas do Piauí, Guilherme Dias, a expansão do quadro de colaboradores está diretamente conectada ao propósito social do projeto desenvolvido no estado. “Estamos conduzindo um amplo projeto de transformação social para ampliar o acesso à água potável em todo o Piauí. Para que esse avanço aconteça de forma consistente, é essencial contar com profissionais qualificados, comprometidos e alinhados ao propósito de transformar realidades por meio do saneamento”, afirma.
Além da geração de empregos, a empresa investe continuamente na qualificação dos profissionais e no fortalecimento da mão de obra local, por meio de programas internos de capacitação e iniciativas como a Escola de Saneamento Social. Quem deseja trabalhar na Águas do Piauí deve se inscrever no Banco de Talentos da empresa por meio do site oficial www.aguasdopiaui.com.br ou diretamente na plataforma de recrutamento pelo endereço https://aegeatalentos.gupy.io/jobs/8460156?jobBoardSource=gupy_public_page, onde é possível cadastrar o currículo e acompanhar as oportunidades disponíveis.
Postado por [email protected] em 03/dez/2025 - Sem Comentários

A Águas do Piauí intensificou as ações emergenciais para regularizar o abastecimento de água no município de Jacobina. Mesmo após diversas intervenções, como a retirada de ligações clandestinas na adutora, manutenção de ventosas e correções operacionais, o sistema continuou apresentando oscilações, o que motivou a adoção de novas medidas de urgência.
Durante vistoria técnica, foi identificada perda de vazão na captação de Patos do Piauí, sistema responsável por abastecer Jacobina e também os municípios de Simões, Caridade do Piauí, Curral Novo e Patos do Piauí. Para solucionar a demanda, equipes realizaram a limpeza do crivo da bomba da captação e iniciaram outras melhorias estruturais, destacando a instalação de um gerador na elevatória, serviço que foi concluído ainda nesta terça-feira (02), garantindo operação contínua mesmo em caso de falta de energia no sistema. O equipamento assegura o funcionamento tanto da captação quanto da elevatória, ampliando a segurança operacional.
O gerente-executivo da regional Semiárido Sul, Aldo Benevides, explica que as ações têm como objetivo identificar e solucionar, de forma definitiva, os pontos de bloqueio e perda de pressão no sistema. “Estamos realizando um trabalho minucioso para identificar o que está impedindo que a água chegue de forma regular às partes mais altas da cidade. Já fizemos a limpeza da captação, instalamos o gerador na elevatória e, nesta quarta-feira (03), vamos abrir uma vala em um trecho crítico próximo ao reservatório apoiado, onde suspeitamos existir alguma obstrução na rede. Também vamos mapear pressões em toda a cidade e avaliar possíveis manobras ou ramais irregulares que estejam comprometendo a distribuição”, destacou.
Aldo também adiantou que a equipe estuda executar uma interligação entre o trecho que recebe água dos dois poços do município e a rede que atende o bairro Alto São Pedro, área mais afetada e com maior dificuldade de pressão, como forma de reforçar o abastecimento local.
A Águas do Piauí reforça que segue mobilizada, a força-tarefa envolve cerca de 30 pessoas dos setores de infraestrutura e operação, com monitoramento contínuo, até que o sistema opere com estabilidade e a distribuição seja normalizada em todos os bairros de Jacobina.
Postado por [email protected] em 03/dez/2025 - Sem Comentários

A Águas do Piauí realiza, nesta quinta-feira (4), às 19h, no Centro Social Diocesano, localizado na Avenida Costa e Silva, ao lado do Sindicato dos Trabalhadores, o lançamento do Programa Afluentes no município de Paulistana. A iniciativa, conduzida pela área de Responsabilidade Social, tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre a concessionária e a comunidade, criando uma rede de lideranças locais que atuará como ponte direta com a empresa.
O programa reúne representantes comunitários que formam um elo de comunicação entre a comunidade e a Águas do Piauí, facilitando a troca de informações, de forma ágil, para comunicar ocorrências como vazamentos, falta d’água e demais demandas relacionadas aos serviços oferecidos pela empresa.
Segundo André Santos, coordenador de Responsabilidade Social da Regional Semiárido, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a proximidade e o diálogo com as populações atendidas.
“Estamos muito felizes em implantar o Programa Afluentes em Paulistana. Essa rede de parceiros fortalece o relacionamento com a comunidade e permite que as informações cheguem mais rapidamente ao nosso time, agilizando as soluções. É uma forma de aproximar ainda mais a Águas do Piauí das pessoas e contribuir para o desenvolvimento do município”, destacou.
A Águas do Piauí reforça que, além do programa, a população também pode acionar a empresa pelo número 0800 223 2000, disponível para ligações e WhatsApp, para registrar ocorrências relacionadas ao abastecimento.
Postado por [email protected] em 03/dez/2025 - Sem Comentários
A Águas do Piauí concluiu as melhorias planejadas para a parada programada desta madrugada no sistema de abastecimento do litoral. Os serviços iniciaram às 22h dessa terça-feira (2) e foram concluídos por volta das 6h desta quarta-feira (3). O sistema já está em recuperação e o fornecimento de água acontece de forma gradual em até 72 horas nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.
Célio Damásio, gerente executivo da Águas do Piauí, explica que, para que os serviços fossem executados com segurança operacional, foi preciso parar o sistema. Cientes dessa necessidade, os reservatórios-pulmões, que possuem capacidade de armazenamento de 4 milhões de litros de água, deram suporte à operação para reduzir o impacto do desabastecimento.
“Contamos com a compreensão população neste período de retorno gradual do abastecimento. Orientamos que continuem fazendo uso consciente da água, pois, até reestabelecer completamente o funcionamento do sistema de captação, tratamento e distribuição de água no litoral pode levar até 72 horas”, pontua.
Entre os serviços que foram executados estão: a substituição de um dos conjuntos motobomba da captação, em Parnaíba, passando de 250 CV para 400 CV, ampliando a capacidade de produção de água; instalação de geradores de energia elétrica na captação e ETAs I, III e IV; além da troca de registros no reservatório geral e no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, bem como da elevatória de Luís Correia, implementando maior eficiência operacional e modernização ao sistema.
“Cerca de 40 pessoas atuaram em frentes diferentes e simultâneas de trabalho para implementar melhorias que vão reforçar a captação e distribuição de água no litoral. São ações com foco na alta temporada, mas que irão beneficiar de forma permanente o sistema da região”, completa Célio Damásio.
Postado por [email protected] em 03/dez/2025 - Sem Comentários
As primeiras turmas do curso de Alimentação Saudável e Aproveitamento de Alimentos, promovido pela Águas do Piauí em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), já iniciaram na cidade de Água Branca. Ao todo, 60 alunos, divididos em duas turmas, estão aprendendo novas técnicas de preparo dos alimentos.
“Lançamos este curso dentro do Projeto Saneamento à Mesa, uma iniciativa da Águas do Piauí que entende que a saúde começa muito antes da alimentação. Ela se inicia com o acesso à água tratada, esgotamentoadequado e práticas de higiene que garantem alimentos seguros e uma vida mais saudável”, detalha Bia Rodrigues, gerente de Responsabilidade Social da concessionária.
Maria de Jesus Ferreira dos Santos é cozinheira há mais de 20 anos e está participando do curso. “Nada melhor do que o tempo pra ensinar a gente. Esses quatro dias eu quero só aprender e o curso está maravilhoso”, disse.
Na primeira aula, que aconteceu nessa terça-feira (2), a nutricionista Micaelle Costa ensinou aos alunos a prepararem um bolo de casca de banana e suco verde. “Nesta primeira aula fizemos um bolo de casca de banana, utilizando ingredientes saudáveis, que a gente às vezes joga fora e, na verdade, dá para fazer um bolo bem gostoso. Também ensinei as meninas fazerem suco verde com couve manteiga, mas que também dá para fazer com folha de seriguela, goiaba, tamarindo, e com uma fruta da estação. Hoje eu usei cajá, mas pode ser maracujá, acerola, tamarindo, etc”, citou.

O curso em Água Branca acontece de 2 a 5 de dezembro na Unidade Móvel de Alimentação do SESI, estacionada na Secretaria Municipal de Educação – SEMED, e, em seguida, partirá para outros 10 municípios atendidos pela Águas do Piauí, são eles: Amarante, Bom Jesus, Barras, Uruçuí, Parnaíba, Luís Correia, Picos, Paulistana, São Raimundo Nonato e Floriano.
Postado por [email protected] em 03/dez/2025 - Sem Comentários
