Notícias
O litoral piauiense, tradicional destino dos turistas para aproveitar a Folia de Momo, viu seu fornecimento de água manter-se regular nos quatro dias de Carnaval mesmo com o aumento temporário da demanda. De acordo com o Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Piauí, houve apenas registros pontuais de desabastecimento no período de 14 a 17 de fevereiro de 2026 nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.
Para Célio Damásio, gerente executivo da Águas do Piauí, o resultado reforça o sucesso da operação, tendo em vista que o Carnaval só em Parnaíba reuniu mais de 100 mil segundo a Prefeitura Municipal. “O litoral vive uma nova fase quando falamos de abastecimento. Tanto os turistas quanto os moradores que estiveram no litoral na virada de ano e no Carnaval perceberam a melhora significativa no fornecimento de água com as ações da concessionária. Estamos atuando na região há nove meses, investindo em modernização, aumentando a produção e distribuição de água potável, bem como trazendo tecnologias inovadoras para colocar mais água na rede durante os períodos de alta temporada”, avalia.
O conjunto de medidas adotadas pela Águas do Piauí no Carnaval do litoral incluiu a continuidade da operação das Estações de Tratamento de Água Móveis, que produziram até 140 mil litros de água por hora; e dos reservatórios e bags, que somaram mais de 400 mil litros de capacidade de reservação. Além disso, 12 geradores estavam a postos e poderiam ter sido acionados caso ocorresse alguma intercorrência de energia elétrica, cerca de 20 caminhões-pipa deram suporte a atendimentos emergenciais, além de equipes extras para atender a população a qualquer hora do dia.
“Durante o Carnaval, tivemos apenas uma parada emergencial, no sábado, que afetou temporariamente o fornecimento de água no Centro de Parnaíba. A manutenção foi necessária para fazer um reparo na rede e, logo em seguida, o abastecimento foi retomado gradativamente. Todo este cenário reforça que temos capacidade técnica e operacional para atender a população do litoral, seja em baixa ou em alta temporada. E nosso objetivo é avançar ainda mais, ampliando a distribuição de água para as regiões que historicamente sofrem com desafios”, finaliza Célio Damásio.
