Notícias
A exposição itinerante “Água de A a Z” chegou à Parnaíba trazendo um recorte criativo e interativo que leva a sociedade a pensar na importância da preservação e sustentabilidade do uso da água em suas mais variadas formas. A abertura oficial da exposição aconteceu na tarde dessa quinta-feira (21), na unidade Sesc Fecomercio, com apresentações culturais e artísticas das Dançadeiras do Rio Vazante e grupo Bate Lata.

Bia Rodrigues, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Piauí, ressalta que, até o dia 26 de setembro, os parnaibanos poderão visitar a exposição gratuitamente. “Esta é uma exposição lúdica, sensorial e educativa que leva os visitantes a mergulharem na importância da água e também no mundo do saneamento. É uma oportunidade única, principalmente para as crianças, de reforçarem os conhecimentos aprendidos em sala de aula de forma criativa e se tornarem Defensores da Água”, completa.

Idealizadora da exposição, Clara Azevedo, da Tomara! Educação e Cultura, também marcou presença na abertura da mostra e explicou o conceito da mostra: “A gente aborda a água sob diversas perspectivas na exposição, então, a gente fala como a água está presente nas nossas manifestações culturais, nas nossas expressões artísticas, literárias, ao mesmo tempo em que falamos da força da água, que gera energia, que faz o mundo girar e é muito potente. De modo geral, a gente ajuda os visitantes a pensarem e refletirem sobre os impactos da água, o quanto temos que preservar e cuidar desse elemento, tudo de uma maneira lúdica e interativa”.

Para materializar este conceito, Fernando Arouca, da Arquiprom, revela como a exposição foi estruturada. “Como a Água de A a Z é uma exposição itinerante, que chega em locais com infraestrutura diversa e, na maioria das vezes, é o primeiro contato dos visitantes com uma exposição na vida, unimos diferentes técnicas e equipamentos, como vídeos, microscópio, computador, fonte com água, cores e diferentes sistemas para envolver as pessoas e despertar o interesse em visitar outras exposições também”, completa.
Alane de Sousa Costa, de 13 anos, esteve na abertura da exposição e disse que, quando chegasse em casa, iria conversar com seu pai sobre o que aprendeu na exposição. “A água é muito importante para a gente beber, por isso, não podemos poluir os rios e não podemos gastar água para ela não faltar. Quando eu chegar em casa, vou chamar meu pai e dizer: ‘pai, eu aprendi na exposição que a gente não pode deixar a torneira aberta’”, adiantou.
A exposição “Água de A a Z” foi criada pela Arquiprom e pela Tomara! Educação e Cultura, com o patrocínio da AEGEA – Águas do Piauí, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Serviço
Local: Fecomercio Parnaíba (BR 343, 5895, São Judas Tadeu)
Período: De 22 de agosto a 26 de setembro
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 12h
Entrada: Gratuita
Mais informações: Instagram @expoaguadeaaz ou o site www.aguadeaaz.com.