Notícias

A Águas do Piauí implementou a modernização do sistema elevatório que integra o Sistema Piaus, em Fronteiras, com a troca do conjunto motobomba por outro mais moderno. A intervenção ocorreu sem impacto no fornecimento de água, garantindo a continuidade do abastecimento à população. A nova motobomba tem capacidade para bombear cerca de 65 mil litros de água por hora.
Com a substituição, o sistema passa a operar reduzindo riscos de falhas e aumentando a eficiência do bombeamento. De acordo com o coordenador de Operações da Águas do Piauí, Arnon Miranda, a ação reforça a segurança do sistema. “Essa substituição preventiva é fundamental para garantir mais estabilidade operacional. Atuamos de forma planejada para evitar paradas inesperadas e assegurar que o abastecimento siga regular para a população”, destaca.
As melhorias fazem parte de um conjunto de intervenções iniciadas pela Águas do Piauí em dezembro, com foco na modernização do Sistema Piaus. Entre as ações já executadas estão a modernização dos quadros elétricos, com a substituição do soft starter por inversor de frequência, uma tecnologia que permite controle contínuo das bombas, aumentando a eficiência operacional, a regularidade do abastecimento e a produção de água tratada. Também foram realizadas a interligação de gerador de energia elétrica e a substituição de válvulas na Estação de Tratamento de Água, o que viabilizou a instalação do novo conjunto motobomba.
A concessionária segue investindo para fortalecer o abastecimento, aumentar a eficiência dos sistemas e assegurar mais regularidade no fornecimento de água para os municípios atendidos.