Notícias

Ver notícia

O Território Serra da Capivara enfrenta um dos períodos mais críticos de estiagem das últimas décadas, com impactos diretos sobre o abastecimento de água nas cidades da região. Diante desse cenário, a Águas do Piauí tem atuado de forma intensiva para mitigar os efeitos da seca, investindo R$ 83 milhões no Plano de Enfrentamento à Estiagem, que reúne ações emergenciais e estruturantes em todo o estado.

Além da operação contínua dos sistemas já existentes, a empresa tem trabalhado na perfuração e ativação de novos poços, na instalação de estações de tratamento móveis, na distribuição de reservatórios emergenciais e na revitalização de poços e estruturas antigas. Todas essas ações têm o objetivo de ampliar a oferta de água e garantir o atendimento à população, mesmo em um contexto de escassez severa.

Para o prefeito de São Raimundo Nonato, Rogério Castro, é importante reconhecer que a Águas do Piauí tem buscado solucionar a problemática história relacionada ao desabastecimento de água no município e em outras cidades do território: “Eu reconheço que estamos tendo bons resultados e me atrevo a dizer que, ai de nós, se não tivéssemos uma empresa com essa capacidade de investimento, para reagir no momento certo, em um momento tão difícil, destacou o gestor durante recente evento público.

Atualmente, o abastecimento nas zonas urbanas do Território Serra da Capivara é realizado de forma mista, com parte das cidades atendidas por sistemas de rede e parte por caminhões-pipa. Em São Raimundo Nonato, a população recebe água encanada por dois sistemas. Já em Coronel José Dias, cerca de 80% dos moradores têm fornecimento contínuo pela rede e 20% são atendidos por carros-pipa. Em São Lourenço do Piauí, o atendimento é equilibrado, com metade da população recebendo água através da rede e metade por pipa. Na cidade de Dom Inocêncio foi realizada a ativação do Sistema da Barragem do Jenipapo, com ajustes na ETA e correções da adutora e interligação do reservatório à rede, o que antes era água bruta, hoje é água potável. São João do Piauí teve o histórico problema de desabastecimento sanado com as ações realizadas pela concessionária.

Além disso, em Anísio de Abreu a escassez de água é um desafio superado, como anunciou o prefeito Ramon Macedo: “seguimos acompanhando as ações realizadas pela Águas do Piauí, como a perfuração e ativação de poços, temos água no centro e em diversos outros bairros, como o Beira Rio, Vila, Tamanduá, Rafael e outros”, afirmou ele, em vídeo publicado em sua rede social.

No município de Bonfim do Piauí, aproximadamente 60% dos moradores são abastecidos pela rede e outros 40% por caminhões-pipa. Já em Várzea Branca, a estimativa é a de que 60% têm fornecimento contínuo e 40% dependem de pipas. Em São Braz do Piauí, o abastecimento é realizado 100% pela rede. Jurema conta com 90% da população sendo abastecida com água encanada e 10% é atendida por caminhões-pipa, enquanto em Anísio de Abreu, toda a população é atendida por sistema de rede. Todos os caminhões-pipa utilizados são custeados integralmente pela Águas do Piauí, sem qualquer cobrança extra para a população.

“A estiagem que estamos enfrentando é histórica e tem desafiado toda a estrutura de abastecimento da região. A Águas do Piauí está mobilizando equipes e equipamentos para manter o fornecimento, garantindo que nenhuma cidade fique desassistida. Estamos enfrentando a seca junto com os piauienses, com o compromisso de utilizar todos os recursos possíveis para reduzir os impactos à população”, destaca Aldo Benevides, gerente executivo da Regional Semiárido/São Raimundo Nonato, da Águas do Piauí.

As ações emergenciais fazem parte do Plano de Enfrentamento à Estiagem, estratégia adotada pela concessionária em todo o estado para fortalecer os sistemas de captação e distribuição nas áreas mais afetadas pela seca. O plano combina medidas imediatas e estruturantes, com foco na resiliência hídrica e na segurança do abastecimento.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às residências, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Piauí .

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Piauí é a responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos 224 municípios do Piauí.